Com a criação do serviço Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, para devolução de dinheiro esquecido em contas bancárias, as instituições financeiras terão até 12 dias úteis, após a solicitação do cliente, para disponibilizar a quantia nos casos em que o Pix estiver disponível e for selecionado como opção de recebimento.
Segundo o BC, além da chave Pix, o cidadão precisa informar dados pessoais, caso o banco precise entrar em contato.
Se o Pix não for uma opção para a instituição bancária, a autarquia federal vai oferecer o e-mail e o telefone do banco para que a pessoa entre em contato e combine a forma de pagamento.
Como saber se há dinheiro esquecido?
No endereço valoresareceber.bcb.gov.br, é possível fazer a consulta, com apenas CPF — ou CNPJ — e data de nascimento — ou data de abertura da empresa.
Como sacar o valor esquecido?
Serão realizados agendamentos para que as pessoas tenham acesso às quantias disponíveis, com escalonamento de acordo com o ano de nascimento — para pessoa física — ou de criação da empresa — para pessoa jurídica. Para isso, o solicitante deve ter uma conta no Gov.br, no nível prata ou ouro, para ter acesso ao ambiente criado.
• Para datas de nascimento ou criação de empresas antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate vai de 7 a 11 de março, com repescagem no dia 12.
• Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19.
• Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento deve ser feito entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.
• Usuários que perderem a data do agendamento original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.
Para quem que não encontrou quantia a ser retirada na primeira consulta do sistema, a partir de 2 de maio uma nova rodada vai ser aberta e que, nessa data, possa ser realizada mais uma checagem para saber se há — ou não — valores para saque.