Prefeitura estima que 63,5 mil pessoas não tomaram vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre

Número pode ser menor, admite a Secretaria Municipal da Saúde

Foto: Mauro Schaefer/CP

Com mais de 1,13 milhão de habitantes acima de 5 anos com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (que receberam duas doses ou a dose única), a prefeitura de Porto Alegre estima que 63.575 pessoas ainda não tenham tomado sequer a primeira dose do imunizante. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como os dados do vacinômetro vêm sendo atualizados manualmente, esse número pode ser menor.

A população estimada para vacinação é de 1.329.516 habitantes. Mesmo que a cobertura vacinal seja satisfatória, com 85,6% da população vacinável com esquema completo, as pessoas sem nenhuma dose do imunizante equivalem a 4,78% do total.

Conforme a SMS, desde o início da vacinação, pelo menos 50.710 crianças de 5 a 11 anos haviam tomado a primeira dose da vacina até 14 de fevereiro, o equivalente a 42,9% do público-alvo. A população total estimada pela SMS nessa faixa etária é de 118.158.

Para reforçar a cobertura vacinal, a SMS confirma, para o sábado que vem, o “Dia C” da vacinação infantil. O objetivo é imunizar crianças entre 5 e 11 anos que não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A atividade vai ser realizada em sete escolas, das 9h às 15h.

A ação recebeu o nome de Dia “C”, de criança, em analogia ao famoso dia “D” da vacinação. O evento busca incentivar o retorno seguro do ano letivo de 2022.

*Com informações do repórter Felipe Samuel/Correio do Povo