Educação integral vai atender 1,6 mil alunos em cinco escolas municipais de Porto Alegre

Estudantes terão nove horas diárias de atividades, com cinco refeições

Foto: Giulian Serafim / PMPA

Cinco escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) em Porto Alegre terão atendimento integral durante o ano letivo de 2022, que começa na segunda-feira. As instituições de ensino atenderão cerca de 1,6 mil estudantes por nove horas diárias, com cinco refeições. Detalhes do Programa Mais Tempo na Escola foram apresentados nesta quarta-feira, no Paço Municipal, pelo prefeito em exercício de Porto Alegre, Idenir Cecchim, e pela secretária municipal de Educação, Janaina Audino.

Nas EMEFs Neusa Goulart Brizola, Porto Novo e Professor Gilberto Jorge, o ensino integral abrange todos os anos – do 1º ao 9º. Já na Mário Quintana e na Professora Ana Íris do Amaral, as atividades serão parcialmente integralizadas, para alunos do 1º ao 4º ano.

O critério de seleção das escolas passou pelo espaço físico, infraestrutura, histórico de atendimento integral, reorganização das matrículas e localização em diferentes regiões de vulnerabilidade social. Inicialmente, nessas cinco escolas, vai ser realizado um acompanhamento pedagógico mais efetivo e próximo das equipes diretivas, professores e estudantes. A intenção é de que o Programa Mais Tempo na Escola seja ampliado ao longo dos próximos anos na capital.

O currículo prevê períodos de 55 minutos, divididos em Formação Geral – que abrange Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso – e Formação Específica – que aborda Tecnologia e Sustentabilidade; Iniciação Científica; Corpo Arte, Cultura e Movimento; Linguagens, Identidades e Autonomia; Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e Tempos, Espaços e Cidadania.

O Programa Mais Tempo na Escola está alinhado com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014/2024), que prevê a oferta de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.