Sites do ministério da Defensa e de bancos estatais da Ucrânia sofrem ciberataque

Ataque ocorre em momento de ameaça de possível ofensiva russa ao país

Foto: Pixabay / Reprodução

A Ucrânia anunciou nesta terça-feira que os sites do ministério da Defesa e de dois grandes bancos estatais foram alvos de um ataque cibernético. O anúncio do órgão de controle de comunicações ucraniano ocorre em um momento de ameaça de um possível ataque ao país por forças russas, que fazem exercícios militares em regiões de fronteira. Até o início desta tarde (horário do Brasil), nenhum grupo ou organização assumiu o ataque hacker.

Segundo o governo ucraniano, tratou-se de uma intervenção por DDOS, sigla utilizada quando há sobrecarga de acessos a um site ou ambiente online. A ação acaba tirando do ar o site até que o sistema seja normalizado. Por conta da queda de conexão e transmissão do site governamental, dois grandes bancos locais, o PrivatBank e State Savings Bank of Ukraine, não conseguem realizar nenhuma transação através dos aplicativos de Internet Banking.

Em 2022, esse não é o primeiro episódio de ataque cibernético ao órgãos governamentais da Ucrânia. Recentemente, no mês de janeiro, outros sites também foram alvo de hackers, como; o do Ministério das Relações Exteriores, o do Gabinete de Ministros, da Política Agrária, do Conselho de Segurança e Defesa e do Ministério da Educação e Ciência. Todos ficaram fora do ar por dias e uma mensagem na tela ameaçava tornar os dados públicos em breve.