Rússia confirma retirada de parte das tropas da fronteira com a Ucrânia

Segundo país, medida "é algo normal"

Foto: Twitter / Kremlin

O Kremlin confirmou nesta terça-feira o início da retirada de suas tropas estacionadas na fronteira com a Ucrânia, ressaltando que é algo “normal” e denunciando, mais uma vez, a “histeria” ocidental diante de uma suposta invasão do país vizinho.

“Sempre dissemos que depois das manobras (…) as tropas voltarão para seus quartéis de origem. E é isso que está acontecendo agora. É o procedimento habitual”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, à imprensa.

O funcionário indicou que no futuro Moscou organizará “mais exercícios em toda a Rússia” e reivindicou o direito do país de realizar manobras em seu território.

Enquanto os países ocidentais afirmam que a Rússia prepara uma invasão na Ucrânia, Peskov denunciou uma “campanha absolutamente inédita destinada a provocar tensões”. Segundo o porta-voz, “esse tipo de histeria não tem base”.

O governo de Moscou nega qualquer intenção bélica e diz que se sente ameaçado pela expansão da Otan na Europa Oriental. Por essa razão, exige “garantias de segurança”, em particular um veto contra a entrada da Ucrânia na Aliança.

  • Com informações da agência France Press