RS supera 37,6 mil mortes pela Covid-19

Em média, 39 pessoas morrem diariamente pela doença no RS desde o início do mês

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul registrou nesta segunda-feira mais 79 mortes atribuídas ao coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), desde o início da pandemia, 37.665 pessoas perderam a vida em decorrência de complicações da Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pela pasta reporta ainda mais 15.329 novos casos confirmados da doença.

A disseminação da variante ômicron no Rio Grande do Sul começa a refletir no crescimento do número de mortes verificado a partir de janeiro, quando 611 pessoas morreram por conta da doença – mais do que o dobro das 250 vítimas registradas no mês anterior. A tendência de alta dos óbitos se mantém em fevereiro, que em 15 dias já totaliza 584 mortes em função da Covid-19. Em média, a SES registra 39 mortes diárias em fevereiro.

Apesar da escalada do contágio – mais de 524 mil novos casos foram confirmados este ano -, as internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) se mantiveram estáveis na última semana. Com 1.950 pacientes em estado grave, a taxa de ocupação é de 63,4% dos 3.078 leitos disponíveis, um índice que vem se mantendo desde a semana anterior.

As hospitalizações pela Covid-19 também se estabilizaram, após apresentarem crescimento exponencial em janeiro. Hoje, há 575 pacientes com diagnóstico para a doença ocupando leitos de terapia intensiva. Na semana anterior eram 566.

Já o número de pacientes Covid-19 em leitos clínicos registra queda em relação ao início do mês e totaliza 1.061 hospitalizações. O pico das internações ocorreu no começo de fevereiro, com 1,4 mil pacientes com Covid-19.