Educadores da rede estadual do RS realizam protesto no Centro de Porto Alegre

Categoria exige reajuste de 33,24% para todo o quadro de servidores da educação

Foto: CPERS / Divulgação

Professores e funcionários de escolas vinculados ao CPERS Sindicato realizam mobilização em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira. A categoria exige reajuste de 33,24% para todo o quadro de servidores da educação.

De acordo com o sindicato, 86% da categoria não recebeu a reposição salarial de 32%. Esse índice ainda está abaixo dos 33,24% aprovado na lei do piso salarial do magistério. Outra reivindicação do CPERS é que o executivo estadual ignorou cerca de 25 mil funcionários de escolas e quase 10 mil aposentados sem paridade.

“Aqueles que tiveram reajuste, somente 14% tiveram os 32%. Teve professor que perdeu a paridade que teve zero de reajuste. O governo teve a cara de pau de ir numa escola para fazer propaganda do aumento do valor da merenda ao lado de uma funcionária, mas em um silêncio sepulcral em relação a valorização de quem faz a merenda”, pontua a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

O protesto teve início na sede do sindicato, na avenida Alberto Bins. De lá o grupo saiu em caminhada pela Dr. Flores e avenida Salgado Filho. Com o uso de caminhão de som, os servidores ficaram concentrados na Praça da Matriz, em frente à sede do executivo estadual.