Ao menos 80% das consultas feitas ao sistema não encontraram o dinheiro “esquecido”

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O primeiro dia de funcionamento do SVR (Sistemas de Valores a Receber) para os brasileiros em busca do dinheiro “esquecido” marcou uma decepção para 81% das consultas feitas. Eles não encontraram dinheiro algum perdido em bancos, segundo balanço divulgado pelo Banco Central.

Os dados correspondem a operações feitas até as 18h30 de segunda-feira (14), que contabiliza 37.335.857 de consultas realizadas pelo site da instituição. Segundo a instituição monetária, 36.526.974 fizeram a consulta através do CPF — destas 29.592.071 não deixaram valores para trás – enquanto 6.934.903 encontraram algum saldo.

Em relação a consultas feitas por empresas (pessoas jurídicas), através do CNPJ, os números do Banco Central apontam que 737.729 não encontraram nada em contas antigas e 71.154, acharam saldo esquecido.

O site para consulta havia sido anunciado ainda em janeiro pela instituição, mas houve um grande fluxo de consultas e sobrecarregou o sistema que saiu do ar. A partir dessa situação, o Banco Central suspendeu a operação até que o acesso fosse restabelecido.

O BC estima que na primeira fase do serviço estão disponíveis cerca de R$ 3,9 bilhões para devolução. Enquanto esteve no ar no dia de seu lançamento, 79 mil pessoas conseguiram realizar consulta na ferramenta e foram feitas 8,5 mil solicitações de resgate de recursos esquecidos, o equivalente a R$ 900 mil.

A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março. Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito.

Se o correntista não conseguir acessar o site no dia indicado pelo sistema do BC, não é preciso se preocupar. O usuário deve voltar ao valoresareceber.bcb.gov.br em outro momento e repitir o processo. O sistema vai informar uma nova data para retorno e o dinheiro continuará guardado pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário, até ser solicitada a devolução.

Para pedir o resgate do dinheiro, será necessário usar um login gov.br nível prata ou ouro. Caso ainda não o tenha, basta fazer um cadastro gratuito pelo site ou pelo aplicativo gov.br disponível na Google Play (Android) e na App Store (Apple).

A conta gov.br tem três níveis de confiabilidade: bronze, prata e ouro. O primeiro, mais básico, é conquistado logo quando o cidadão se cadastra na plataforma, o que normalmente acontece por meio do formulário online do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou da Receita Federal.

Os outros níveis podem ser conseguidos com o consumidor confirmando sua identidade por meio de qualquer um dos processos indicados nas plataformas gov.br. Quem quiser ir de bronze para prata, por exemplo, pode validar seus dados no próprio app, via reconhecimento facial.