Emissão de visto para brasileiro ir aos EUA dispara; fila chega a 9 meses

Em Porto Alegre, a espera pode ser de até 227 dias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A emissão de vistos americanos de negócios e turismo para brasileiros disparou e já se aproxima da média observada no período anterior à pandemia. Em dezembro de 2021, 43 mil vistos B1/B2 foram emitidos, o equivalente a 1,4 mil por dia, movimento impulsionado pela reabertura das fronteiras do país em novembro do ano passado. Ao longo dos últimos dois anos, a liberação estava restrita a casos emergenciais e se limitou a algumas unidades ou dezenas de permissões.

A corrida dos brasileiros para ir aos EUA tem feito com que o tempo de espera para uma entrevista de visto de visitante temporário no Consulado de São Paulo chegue a 294 dias corridos, mais de nove meses. No Rio, a estimativa do Departamento de Estado americano é de 183 dias; em Porto Alegre, a espera pode ser de até 227 dias, e na capital federal, 248.

A Embaixada destaca a agilidade do sistema de agendamento e diz que as indicações podem não ser precisas e atualizadas. A quantidade de emissão de vistos vinha crescendo ao longo do último trimestre do ano passado. Em outubro, o número ficou pouco acima de mil e se elevou para 24 mil em novembro com a permissão da entrada de estrangeiros.

A liberação ocorreu após uma suspensão que se prolongava desde março de 2020. Logo após o início da pandemia do novo coronavírus, a emissão de vistos começou a cair e chegou, em junho daquele ano, a somente 13. Cenário bem diferente do observado no período pré-pandemia, quando a média mensal variava de 30 mil a 50 mil. Em abril de 2018, por exemplo, chegou a ser de 57,3 mil.

Desde abril de 2021, solicitações de vistos para algumas categorias como H1-B (profissionais de áreas que requerem conhecimento especializado), H2-B (trabalhador temporário), J (intercambista) e L (transferência intracompanhia), voltadas a programas de intercambistas, voltaram a ser atendidas. Em maio, foi a vez de retomar o processamento de algumas categorias de visto de estudantes, acadêmicos, jornalistas e trabalhadores essenciais, desde que concedida uma Exceção de Interesse Nacional (NIE, na sigla em inglês).

O processo de solicitação de visto americano no geral foi retomado no dia 8 de novembro. Por causa da necessidade de cumprir protocolos de saúde e segurança, a Embaixada americana diz que o número de entrevistas ainda não pôde retornar aos patamares pré-pandêmicos. “Mas estamos fazendo tudo que está em nosso alcance para atender o maior número de solicitantes possível”, destaca, em nota.

“Estamos trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos”, informa a missão americana no Brasil. “Desde que os serviços foram retomados, em novembro de 2021, novos horários de agendamento para entrevistas têm sido disponibilizados no sistema online, e as pessoas que já fizeram seus agendamentos podem continuar a acessar o sistema online regularmente para tentar reagendar suas entrevistas para datas mais próximas, sem nenhum tipo de cobrança extra.”

O pesquisador de direitos humanos Yuri Silva, de 26 anos, está de viagem marcada para os Estados Unidos. No dia 4 de março, ele embarca para liderar uma comitiva de brasileiros com o objetivo de intercâmbio de políticas públicas. “Nós vamos entender em Newark e em Nova York, como se dá a relação da polícia com a população negra desses territórios, com fins de comparação com o Brasil”, explica.

Os planos para viagem são antigos, datam de 2017, quando uma comitiva da Prefeitura de Newark visitou a Bahia. Com a pandemia, a viagem foi adiada algumas vezes e Silva conta ter se sentido frustrado. “Foi frustrante pois essa era uma pauta importante para o Brasil”, diz.

A emissão do visto americano foi rápida na visão dele, levou cerca de um mês – em janeiro, ele já estava com a autorização expedida. O pesquisador fez todo o processo por conta própria, seguindo orientações do site do Consulado. Ele acredita que a agilidade se deu por ter objetivo de pesquisa. “Facilitou muito o fato de eu ter apresentado cartas-convite de grandes organizações americanas. Fui convidado pela Prefeitura de Newark e por organizações da sociedade civil, como o ICJustice e o Caribbean Cultural Center African Diaspora Institute (CCDAI).”

Ansioso, agora ele cuida dos preparativos finais: compra de passagens e dólares, reserva de acomodações, roupas de frio. “Pegaremos o fim do inverno”, destaca. A comitiva fica até a segunda semana de março no país.

Quando saíram do consulado americano em São Paulo, na Rua Henri Dunant, do bairro Santo Amaro, na última quinta, 10, mesmo com os rostos cobertos pela máscara, o sorriso da médica Marina Lorenzo Costa, de 28 anos, e o da mãe dela, Graciema, eram evidentes. “É um alívio. Foi algo que ficou mal resolvido por dois anos”, explica a profissional de vendas, de 56 anos.

Os planos de visitar os Estados Unidos novamente são antigos. Elas decidiram dar início ao processo de visto em janeiro de 2020, quando o novo coronavírus já circulava pelo mundo, mas ainda parecia uma realidade distante do Brasil. A entrevista foi marcada para abril daquele mesmo ano. Em março, a pandemia se instalou e, com isso, a data mudou diversas vezes – Marina nem lembra ao certo quantas.