Vestibular da UFRGS 2022 será realizado neste fim de semana

Os portões serão abertos às 14h30 e fechados pontualmente às 15h, quando se inicia a aplicação dos exames

Foto: Gustavo Diehl / UFRGS / Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza neste sábado (12) e domingo (13) o concurso vestibular da UFRGS 2022. Neste ano, são 15.234 candidatos que disputam uma das 3.980 vagas existentes para ingresso em cursos de graduação da universidade. Os portões serão abertos às 14h30 e fechados pontualmente às 15h, quando se inicia a aplicação dos exames. Em decorrência ainda da pandemia, as provas serão aplicadas em sete cidades, são elas: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. Na Capital, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou um reforço nas linhas de ônibus nos locais de maior concentração de vestibulandos (confira abaixo).

Nos dias das provas, os vestibulandos devem se apresentar em seu local de aplicação munidos do documento de identificação, caneta azul ou preta e máscara de proteção facial. Os locais estão com ocupação reduzida das salas para um distanciamento maior entre os vestibulandos. Todos devem utilizar máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca durante toda a permanência no prédio.

Os bebedouros dos prédios estão desativados, tendo os participantes que levar garrafa de água para utilização no período. Não será exigido comprovante de vacinação. O local das provas pode ser conferido individualmente no Portal do Candidato pelos estudantes.

Não serão aceitos protocolos de encaminhamentos nem documentos em que conste a inscrição “não alfabetizado”, ou cuja fotografia não possibilite o reconhecimento. Em caso de perda ou roubo do documento, o candidato deve, se possível, apresentar o boletim de ocorrência policial. Nesse caso, o candidato deverá assinar a Declaração de Prova Condicional.

No dia 12 de fevereiro, os candidatos que indicaram na inscrição a condição de sabatista, guardador do sábado por convicção religiosa, devem ingressar no local de prova até o horário indicado para todos os participantes e aguardar em isolamento o horário adaptado para a realização das provas – 19h –, não podendo, durante esse período de espera, realizar consulta, comunicação ou manifestação. No dia 13, esses candidatos realizam as provas nas mesmas condições dos demais vestibulandos.

Confira os acréscimos nas viagens no transporte público da capital:  

Campus do Vale – acréscimo de viagens nas linhas 343/353/T8, e ativação das linhas D43/T10, com mais 43 viagens no total, sendo 20 no sábado e 23 no domingo. Reforço também na linha 286, além do atendimento pela linha A375 dentro do Campus no domingo, nos horários das 12h00, 13h10/14h20, 17h55, 19h05 e 20h20.

Fapa – aumento de uma viagem na linha 656, sentido Centro-bairro (sábado 13h15 e domingo 13h), além do atendimento pelas linhas 494.4/495.1/T10.

Demais localidades com maior fluxo – estão programados reforços nas linhas T9 e atendimento pela linha 520.3 (Colégio Bom Conselho), Linha T4 (São Judas Tadeu), linha T5 (Colégio Militar) e linhas 263/263.1/263.2 (UniRitter).

Serão cinco horas e meia para resolução das provas e preenchimento do gabarito em cada dia de aplicação e será permitida a retirada do recinto das provas apenas após duas horas depois do início, podendo levar o caderno de provas.