As vendas dos shoppings centers brasileiros somaram R$ 159,2 bilhões no ao passado, um crescimento de 23,6% na comparação com 2020 (R$ 128,8 bilhões), mas ainda abaixo do nível anterior à chegada da pandemia. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e envolvem 620 empreendimentos do ramo em todo o País, com destaque para o número de pessoas empregadas no ramo, que aumentou 2,1%, passando de 998 mil para 1,02 milhão.
Já na comparação com 2019, ano de operações normais, houve queda de 17,4% nas vendas. Naquele ano, as vendas foram de R$ 192 bilhões. Os dirigentes da entidade apontam o retorno dos consumidores para os empreendimentos como fator determinante para o desempenho. Em 2021, foram inaugurados cinco shopping centers, e o total de lojas cresceu 1,5% em relação a 2020, passando de 110 mil para 112 mil unidades. Os números são fica abaixo da média dos últimos cinco anos.
A área bruta locável (ABL, área disponível para lojas) também subiu 1,5%, para 17,2 milhões de metros quadrados. Os espaços vagos caíram de 9,3% para 6,1% no período – patamar ainda acima da média histórica, de 5,3%. O número médio de visitantes ao mês foi de 397 milhões, uma elevação de 16,4% na comparação com o ano anterior, quando a média mensal foi de 341 milhões. O número de pessoas empregadas no ramo aumentou 2,1%, passando de 998 mil para 1,02 milhão.