Consulta pública define para março início do ano letivo em Canoas

Foram 21.450 respostas ao questionário digital

Foto: Cesar Lopes / PMPA

A Prefeitura de Canoas divulgou, nesta quinta-feira, o resultado da consulta pública realizada, pela Internet, para definir o início do ano letivo escolar do município. A iniciativa, que ganhou o nome de “Opinômetro da Volta às Aulas”, teve 21.450 votos em 48 horas.

Com a preferência de 53,5% dos 9.502 votantes, o começo das aulas da Educação Infantil ficou definido para o dia 2 março. Já as aulas do Ensino Fundamental vão começar em 7 de março após 11.948 dos votantes – 53,1% – decidirem dessa forma.

As opções derrotadas previam início da aulas em 14 de fevereiro, para a Educação Infantil, e 23 de fevereiro, para o Ensino Fundamental.

O questionário digital, lançado ao meio-dia de terça-feira, teve como principal objetivo ouvir a população sobre o retorno letivo considerando o aumento dos casos de Covid-19. Em Canoas, o número de pessoas contaminadas cresceu de 475, em dezembro, para 10.246, no mês seguinte.

A Secretaria da Educação de Canoas ainda reforçou que, independentemente da data escolhida pela população, não vai haver prejuízo na carga horária, já que os recessos de inverno terão sete dias a menos.