Programa prevê oportunidade de emprego para geração Nem Nem e idosos

Crédito: Getty Images

O Brasil terá um programa de iniciação, qualificação e reinserção ao emprego criado pelo governo Federal. A informação foi divulgada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni em entrevista para o programa A Voz do Brasil, Onyx Lorenzoni, ao falar do Programa de Serviço Civil Voluntário. Depois de fechar o ano de 2021 com a geração de 2.730.924 empregos formais – recorde da última década, agora será a vez de criar vagas de trabalho para pessoas que vivem em situação de informalidade.

Nesse perfil, a estimativa é que existam cerca de 40 milhões de brasileiros, dos quais 7,8 milhões são do grupo chamado Nem Nem – os que nem estudam e nem trabalham. “Muitas vezes para que uma pessoa possa ter sucesso, prosperar na vida, ela precisa que se abra uma porta. E é disso que se trata o Programa de Serviço Civil Voluntário. As pessoas trabalham por meio turno cumprindo alguma tarefa, enquanto no turno inverso elas têm a obrigatoriedade de fazer um curso de capacitação por semestre”, esclareceu.

Os participantes do Programa deverão cumprir um período mínimo de permanência de um ano. Durante esse tempo, o beneficiado cumprirá tarefas definidas em edital pelas prefeituras e deverá estar inscrito em um dos cerca de 200 cursos de capacitação gratuitos oferecidos pelo Sistema S. Os municípios definirão previamente o valor da bolsa, que será complementada por auxílio transporte.

O programa terá dois focos distintos. O primeiro, jovens de 18 a 29 anos que possuem pouca ou nenhuma experiência de trabalho e não possuem qualificação profissional. O outro grupo é formado por adultos acima de 50 anos que já tiveram atividades profissionais, mas que por razões sociais ou econômicas foram colocados para fora do mercado formal.