Estiagem: Ministério da Agricultura confirma, para breve, auxílio federal a produtores gaúchos

Tratativas com o Ministério da Economia prosseguem; linhas de crédito emergenciais devem ser liberadas nos próximos dias

Foto: Maurício Tonetto / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite se reuniu, nesta terça-feira, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, em Brasília. Ele deixou o encontro com a expectativa que, em breve, sejam anunciadas linhas de crédito emergenciais do governo federal para auxiliar os pequenos produtores rurais prejudicados pela estiagem. A ministra Tereza Cristina participou por videoconferência porque recebeu diagnóstico positivo para Covid-19, na noite dessa segunda-feira.

“Queremos reforçar a importância das ações do governo federal. Estamos fazendo a nossa parte no que é possível, com investimento de mais de R$ 200 milhões”, disse o governador.

Leite destacou que uma das principais preocupações dos produtores rurais se refere aos financiamentos do crédito rural, já que, não tendo êxito com a safra, terão dificuldade de arcar com esse pagamento. “Parte das lavouras não é protegida por seguro agrícola ou Proagro e, portanto, os produtores vão precisar de linhas emergenciais”, reforçou.

De acordo com o secretário em exercício, as tratativas com o Ministério da Economia seguem avançando e, nos próximos dias, devem ser liberadas linhas de crédito emergenciais para auxiliar os pequenos produtores.

Nesta terça, o número de municípios que decretaram situação de emergência por estiagem chegou a 401, segundo a Defesa Civil. O Estado homologou 367 decretos e, desses, a União reconheceu 288. O Rio Grande do Sul contabiliza 497 municípios.