Com 105 óbitos por coronavírus, RS registra maior número de vítimas da doença desde julho do ano passado

Atualização desta terça-feira também reportou mais de 16 mil novos casos da doença

Foto: Ricardo Giusti / CP

A atualização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira, mais 105 vítimas do coronavírus. Esse volume de mortes em decorrência da enfermidade não era registrado desde o dia 13 de julho do ano passado. Na ocasião, segundo a pasta, 107 mortes foram reportadas em função de complicações relacionadas a Covid-19.

Ainda conforme a SES, das 105 mortes divulgadas nesta tarde, 92% delas ocorreram entre os dias 1° e 7 deste mês, enquanto as demais se registraram em janeiro. De acordo com a atualização, Porto Alegre (14) e Capão da Canoa (8) foram os municípios com o maior número de óbitos confirmados nesta terça.

Com a atualização, o Rio Grande do Sul chegou a marca de 37.290 mortes em decorrência da doença. A mortalidade do vírus em solo gaúcho é de 327,8 para cada 100 mil habitantes e a letalidade segue em 1,9%.

Internações

Em relação a ontem, a ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) permanece em estabilidade no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. No período, conforme a SES, a lotação das UTIs variou de 62,4% para 62,8% em nível estadual. Já na capital, o índice de ocupação das UTIs permanece na casa dos 90%, de acordo com o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Contudo, a lotação de pacientes internados por coronavírus em leitos de baixa e média complexidade registrou piora de ontem para hoje. No Estado, o número de pessoas internadas nessa condição passou de 1.587 pacientes para 1.630 nesta tarde. Na capital, de acordo com a SES, o número de pacientes em leitos clínicos subiu de 501 para 538 nas últimas 24 horas.

Crianças

As UTIs pediátricas seguem com a mesma quantidade de crianças internadas desde o início da noite de ontem. Segundo a SES, 27 pacientes com idades entre 5 e 11 anos que já testaram positivo para o coronavírus recebem tratamento intensivo nesta terça.

Nesta tarde, o Rio Grande do Sul voltou a bater recorde de internações de crianças por coronavírus em leitos clínicos, de menor complexidade. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 73 meninos e meninas recebem atendimento em decorrência da doença, número que representa a mesma quantidade de pacientes internados nessa condição no último domingo.