Capital amplia locais com testagem de antígeno para Covid-19

Tenda entra em funcionamento no Partenon, na zona Lete; na zona Norte, UBS ganha reforço de equipe no bairro Sarandi

Foto: Alina Souza/CP

A prefeitura de Porto Alegre confirmou mais um ponto de testagem rápida de antígeno para Covid-19.

Nesta quarta-feira, entra em funcionamento a tenda junto à Unidade de Saúde São Carlos, no bairro Partenon, na zona Leste. O local, climatizado, conta com quatro espaços para atender ao público.

Na zona Norte, a Unidade de Saúde Assis Brasil, no bairro Sarandi, ganha reforço na equipe e passa a ser ponto de referência, na região, em testagem rápida.

Em ambos os locais, o horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em caso de feriado.

Conforme a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caroline Schirmer, a ideia da ampliação é facilitar o atendimento. Desde 10 de janeiro, a testagem rápida de antígeno pode ser realizada em todas as 132 unidades de saúde (confira a lista de postos de saúde aqui), no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), localizado na rua Sarmento Leite, 425, ou na unidade móvel.

Na última semana, duas tendas começaram a funcionar, uma na unidade de saúde Tristeza, no bairro de mesmo nome, e outra na Clínica da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga.

Ufrgs: tenda suspende atendimento temporariamente

Em função do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o serviço na tenda localizada junto ao campus da rua Sarmento Leite, vai ser interrompido temporariamente, a partir das 16h desta quarta-feira. O atendimento só deve ser retomado na segunda-feira, das 9h às 17h.

Quem pode ser testado

Podem fazer o teste pacientes com dois ou mais sintomas de Covid-19 (febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos devem passar pela avaliação clínica.