RS registra maior número de crianças internadas com Covid, em UTIs, desde o início da pandemia

Conforme painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 27 pacientes de 5 a 11 anos recebem tratamento intensivo nesta noite

Foto: Mauro Schaefer/Arquivo/CP

O Rio Grande do Sul registra nesta segunda-feira a maior quantidade de crianças internadas com diagnóstico positivo de coronavírus desde o início da pandemia. Conforme o Painel de Monitoramento Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 27 pacientes com idades entre 5 e 11 anos recebiam atendimento de alta complexidade em decorrência da doença, até o início da noite.

Antes, o recorde de internações de pacientes do público infantil havia sido registrado no último dia 3. Na ocasião, eram 22 pacientes em UTIs pediátricas da rede estadual.

Em Porto Alegre, a quantidade de crianças nesta condição também aumentou. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de ontem para hoje o número de meninos e meninas com diagnóstico positivo para a covid-19 em leitos de UTI passou de 8 para 9.

Ainda de acordo com a pasta, dos sete hospitais com vagas em UTIs pediátricas, para pacientes graves, apenas o Moinhos de Vento opera com taxa inferior a 80% de ocupação. Nos demais, a lotação varia de 80% a 100%, como é o caso do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Apesar da instituição estar com a UTI lotada, não há casos de crianças com coronavírus entre os internados em estado grave.

Vacinação

De acordo com a SES, 9,24% (89.104) das crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose de proteção contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Na capital, o índice aumenta para 26,41% (31.207), segundo informações da prefeitura.

A imunização para o público atualmente está disponível com as vacinas pediátricas da Pfizer e da Coronavac.