O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o vice-prefeito, Ricardo Gomes, se reuniram, na tarde desta segunda-feira, com o vice-governador e secretário estadual de segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Na audiência, foram discutidos os destinos de áreas sem utilização e a reativação de um convênio entre a Brigada Militar e o Paço Municipal.
Na pauta da reunião, a destinação da área do antigo prédio da Secretária de Segurança Pública, destruído por um incêndio em julho de 2021. O edifício deve ser demolido até o fim de fevereiro. A prefeitura vai encaminhar à Câmara de Vereadores, até o fim de março, um novo projeto de plano diretor para o 4º distrito, onde fica o prédio. “Talvez seja mais vantajoso para o Estado aguardar a aprovação desse plano, que vai dar condições de atratividade e incentivos melhores para aquela área, para definir a destinação do local”, sugeriu Melo.
Segundo o prefeito, outra área disponível no 4º Distrito, perto da av. Presidente Roosevelt, é a que já sediou a Academia de Polícia (Acadepol). “Há dois pilares fundamentais para levantar o 4º Distrito, que são a inovação e a gastronomia. E nós propusemos uma parceria com o governo do Estado, o setor privado e organizações não-governamentais para fazer uma escola de gastronomia ali”, explicou Melo, que entregou ofício solicitando a cedência de prédio. Segundo o prefeito, o vice-governador vai analisar a proposta.
O diálogo também incluiu a reativação de convênio da Prefeitura de Porto Alegre com a Brigada Militar para pagamento de horas extras aos policiais militares, a fim de reforçar a atuação na cidade.