Dengue: Saúde aplica inseticida na Cidade Baixa nesta terça

Ação ocorre após a confirmação de um caso da doença em um paciente que ficou hospedado na capital

Diretoria de Vigilância em Saúde coordena aplicação das pulverizações - Foto: Cristine Rochol / Prefeitura de Porto Alegre / CP

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Porto Alegre coordena, nesta terça-feira, uma operação para aplicar inseticida em parte da rua André da Rocha, no bairro Cidade Baixa. A ação ocorre após a confirmação de um caso de dengue em um paciente que ficou hospedado na capital durante o período de viremia, quando o vírus circula no organismo.

O trecho da aplicação abrange a André da Rocha, entre a Travessa Tuiuty e a rua Utanajar Rodrigues Pereira. Equipes da prefeitura e da empresa responsável pela operação de bloqueio estarão no local às 8h30min.

Como o paciente não é residente em Porto Alegre, o caso não entra para a estatística da capital. No entanto, a ação de bloqueio é realizada para diminuir o risco de transmissão da doença entre moradores da cidade.

O objetivo também é reduzir a população adulta do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, minimizando o risco de um deles adquira o vírus ao picar o paciente e, depois, inicie um ciclo de transmissão autóctone na cidade, ao picar outras pessoas.