Capital paulista detecta o primeiro caso de subvariante da Ômicron

Homem de 22 anos que mora em Santo André, na Grande SP, procurou UBS na zona leste da capital, com sintomas leves, em fim de janeiro

Foto: Alina Souza/CP

A cidade de São Paulo teve, nesta segunda-feira, a confirmação de um primeiro caso da variante BA.2, uma sublinhagem da Ômicron, nova cepa causadora da Covid-19. O paciente é um homem de 22 anos, residente e trabalhador no município de Santo André, na Grande São Paulo, que procurou atendimento em uma UBS na zona leste do município de SP, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. O exame ocorreu em 28 de janeiro.

De acordo com levantamento feito pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o paciente tomou duas doses da vacinação contra Covid-19, em 15 de agosto e 26 de novembro, e ainda não está apto a receber a dose de reforço. Ele relatou ter sentido sintomas leves e com resolução rápida, e disse ainda que cumpriu o isolamento solicitado.

A sublinhagem BA.2, identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de dezembro, apresenta cerca de 40 mutações em relação à variante BA.1. Cientistas advertem para o alto potencial de infecção pelo vírus, que pode provocar distúrbios respiratórios graves.

O estado de São Paulo já havia detectado outras duas pessoas infectadas pela doença no território paulista.