O governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira, que o atual subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Claudio dos Santos Feoli, vai assumir o posto máximo da corporação, em substituição ao coronel Vanius Cesar Santarosa, que vai para a reserva ainda em fevereiro.
No lugar de Feoli, o coronel Douglas da Rosa Soares, que atualmente chefia o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), assume como subcomandante-geral.
Os anúncios foram confirmados em visita dos oficiais ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. A oficialização da troca deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) durante a semana.
Quem vai comandar a BM
Porto-alegrense, o coronel Feoli, de 48 anos, ingressou na BM em 25 de fevereiro de 1991. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e pós-graduado em Segurança Pública e Estado Democrático de Direito pela Faculdade do Ministério Público (2011) e em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Faculdade Estácio de Sá (2017). Em maio de 2021, tomou posse oficialmente como subcomandante-geral da BM.
O novo subcomandante-geral, também de 48 anos e natural de Porto Alegre, ingressou na BM cinco dias antes de Feoli, em 20 de fevereiro de 1991. Egresso do Colégio Tiradentes, Soares concluiu o bacharelado em Direito pela IMed/POA em 2020. Ao longo da carreira, o oficial se especializou em operações de risco. Atualmente, ocupa o posto de comandante do CRPO-VRS.
Atual comandante
Natural de Bento Gonçalves, o coronel Santarosa, de 53 anos, ingressou na carreira de oficiais da BM em fevereiro de 1987. No dia 19, ele completa 35 anos de serviço ativo, limite para a passagem compulsória para a reserva remunerada.