Covid-19: Porto Alegre mantém vacinação a partir de cinco anos nesta segunda-feira

Veja regras e detalhes

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém, nesta segunda-feira, a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos de idade.

Para as crianças de cinco anos e para as de seis a 11 imunocomprometidas, a vacina em uso é a da Pfizer/Biontech, oferecida em oito unidades de saúde. Já as crianças de 6 a 11, exceto as imunocomprometidas, recebem a Coronavac/Butantan, em 16 unidades de saúde. Também é possível agendar a imunização com a Coronavac, para o período noturno, através do app 156+POA. O serviço segue disponível em duas unidades: Morro Santana, no bairro Protásio Alves, e Primeiro de Maio, no bairro Cascata.

A imunização infantil exige que sejam levados os documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar uma autorização assinada.

Para adolescentes a partir de 12 anos e adultos a partir de 18, a vacinação prossegue em 39 locais: Shopping João Pessoa e 38 unidades de saúde – quatro delas com atendimento até as 21h (Diretor Pestana, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Veja os endereços, horários e doses disponíveis em cada unidade de saúde

Os 39 locais oferecem primeira, segunda, terceira e quarta doses contra a Covid, exceto a segunda dose da Coronavac, para pessoas que receberam a primeira até dez de janeiro (28 dias), disponível em 12 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa; e a segunda dose da Janssen, para pessoas vacinadas com a primeira até sete de dezembro (dois meses), disponível em sete unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

As segundas doses da Pfizer e da Astrazeneca podem ser aplicadas, nesta segunda-feira, em todas as pessoas que receberam as primeiras até 13 de dezembro (oito semanas).

Já as terceiras doses estarão liberadas a todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até sete de outubro (quatro meses) e para as imunossuprimidas com a segunda dose até 10 de janeiro (28 dias).

A quarta dose segue restrita a pessoas munossuprimidas acima de 18 anos e vacinadas com a terceira dose até sete de outubro (quatro meses).