Estado vai distribuir 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 no início da semana

Municípios receberão 189.960 imunizantes para o público infantil e 303.250 para o adulto

Foto: Secretaria Estadual da Saúde/Divulgação

A Secretaria da Saúde (SES) anunciou, nesta sexta, que vai distribuir aos municípios gaúchos, na segunda-feira, 189.960 doses da Pfizer e da Coronavac destinadas a imunizar o público infantil contra a Covid-19. Na terça, serão entregues outras 303.250 unidades de AstraZeneca para reforço da imunização de pessoas com 18 anos ou mais. As vacinas do público infantil podem todas ser utilizadas para primeira dose (D1).

As definições foram tomadas em uma reunião da SES com representação das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, nesta sexta. Todos os municípios receberão doses da Pfizer pediátrica, que podem ser administradas em crianças de 5 a 11 anos e com quadro de imunosupressão.

As vacinas da Coronavac, que podem ser aplicadas em crianças de 6 a 11 anos sem doença imunosupressora, serão distribuídas para equalizar os estoques dos 497 municípios gaúchos. Assim, o objetivo é que todas as cidades tenham recebido, no mínimo, 75% do quantitativo suficiente para toda a faixa etária.

Já as doses para reforço da AstraZeneca serão distribuídas conforme demanda de cada município, levando em consideração a data de validade: 31 de março.

O Rio Grande do Sul conta ainda com 323,5 mil doses de vacinas da fabricante Janssen, que ficarão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para distribuição posterior.