A publicidade brasileira vai enfrentar um ano de 2022 melhor que o ano que passou. Esta é a percepção de 67% das agências de publicidade brasileiras, segundo pesquisa realizada em janeiro pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). No fim de 2020, o percentual das agências que estavam mais otimistas com o futuro era de 57%.
O estudo recebeu respostas de 312 agências de 23 Estados e do Distrito Federal, dos mais diversos portes: desde aquelas com faturamento entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões (30%) até as que faturam mais de R$ 10 milhões anuais (13%). A pesquisa da Fenapro mostra que cresceu o percentual das empresas que reportaram faturamento maior no fim do ano passado em relação a 2020: 53%, ao passo que apenas 26% haviam respondido positivamente ao mesmo item no início de 2021.
Na mesma comparação entre o início e o fim do ano passado, o percentual das empresas que citaram perda de receitas em relação a 2020 caiu de 38% para 19%. Sendo que as perdas superiores a 30%, só foram registradas por 7% das empresas, metade do percentual do início de 2021.