As tentativas de fraude em sites de comércio eletrônico, vendas diretas, serviços financeiros e de telecomunicações somaram R$ 5,8 bilhões em 2021, um avanço de 58% sobre a soma de 2020, e atingiram a categoria de celulares. É o que aponta um levantamento da empresa de tecnologia antifraude ClearSale, que criou o Mapa da Fraude ao analisar mais de 375,5 milhões transações.
Os celulares foram os que registraram o maior índice de tentativas de fraude, ou 5,6% do total de pedidos. Na sequência, estão produtos eletrônicos, com índice de 5,1%, e automotivos (3,13%). O foco no celular, segundo a empresa, se deve à facilidade de revender os dispositivos pelos golpistas, bem como pela facilidade de transporte
A região Sul foi aquela que registrou o menor número de tentativas de golpe, com 1% dos golpes. A região Norte registrou o maior índice de tentativas de golpe, com 3,92% do total de transações, seguida pelas regiões Centro-Oeste (2,51%) e Nordeste (2,45%). No Sudeste, que concentra a maior parte das transações de e-commerce do país, as tentativas de golpe representaram 2,11% das operações.
Os homens sofreram o maior número de tentativas de fraude (3,03%), na comparação com o público feminino. Pessoas com até 25 anos foram as mais visadas pelos fraudadores. Entre as datas, o Dia das Crianças foi o período que mais sofreu com ataques: 2,52% do total de tentativas de fraudes. Em seguida, estão Dia dos Pais (2,25%), Natal (2,11%), Dia dos Namorados (1,97%) e Dia das Mães (1,91%).