Wordle, o sucesso da internet que atraiu o New York Times

Crédito: Divulgação/Wikipedia

O novo fenômeno de jogos para celular não requer que o jogador reúna balas coloridas, nem dê tiros e tente sobreviver. É ainda mais simples. O Wordle se parece com uma palavra cruzada online. Por dia, o usuário tem seis chances para acertar a palavra misteriosa (em inglês) com cinco letras. O jogo, que foi lançado em outubro, foi comprado pelo jornal The New York Times.

Quando o quadradinho em que se coloca a letra fica verde, significa que o caracter está correto na posição correta. Se fica amarelo, é que a palavra tem aquela letra mas não naquela posição. Já quando aparece cinza é que a palavra não tem aquele caracter.

Quando foi lançado, em outubro, tinha 90 usuários em 1 de novembro. Passou para 300 mil em meados de janeiro e agora já alcançou a casa dos milhões. O sucesso foi tão estrondoso que o jornal The New York Times comprou o aplicativo do fundador John Wardle (reparou no sobrenome dele?).

O jornal informou que inicialmente vai manter o jogo gratuito. Entretanto, a expectativa é alcançar 10 milhões de assinantes digitais até 2025. Em novembro, o Times disse em um relatório de resultados que tinha quase 8,4 milhões de assinantes — o próximo relatório está programado para ser divulgado na quarta-feira.