Porto Alegre: prefeitura inaugura novos deques do Mercado Público

Oito estabelecimentos dividiram o investimento, de cerca de R$ 165 mil

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Os novos deques externos do Mercado Público de Porto Alegre foram entregues na manhã desta terça-feira. Os originais haviam sido construídos em 2012. Segundo a prefeitura, a manutenção ficou a cargo dos mercadeiros, mas o vandalismo se tornou frequente no local. Assim, em 2021, um grupo de permissionários apresentou a proposta de revitalização.

O poder público assumiu a retirada dos deques antigos e a posterior reativação do chafariz do largo. Os mercadeiros custearam a instalação das novas estruturas, desde o projeto até a execução da obra.

Oito estabelecimentos dividiram o investimento, de cerca de R$ 165 mil: Padaria do Mercado; Restaurante Castelo; Restaurante Havana; Panamericano Café; Restaurante Metrô; Padaria Copacabana; Restaurante Pires e Lotérica Sulista. Os permissionários também conseguiram, junto a uma empresa de refrigerantes, 80 jogos de mesas e cadeiras, padronizando o mobiliário dos novos deques. Conforme os comerciantes, o objetivo é atrair uma clientela nova, que não costuma parar no local.

A madeira dos deques antigos deu lugar a 70 toneladas de concreto de alta resistência. Equipado com rampas de acesso, o piso recebeu a aplicação de resina antiderrapante, dando a segurança necessária a usuários que possuam dificuldades de locomoção. Os ombrelones foram consertados, contando agora com novas lonas e o restauro das estruturas de metal.

A principal mudança conceitual, no entanto, está na integração das áreas de convivência. No novo layout, o cercamento ocorre por meio de floreiras de concreto e cordas e não há mais a separação antes existente na parte interna. Os trabalhos incluíram, ainda, a instalação de nova infraestrutura de tubulação, calhas, mais 28 luminárias e nova fiação elétrica.