Valdeci Oliveira fala em colocar Assembleia no eixo da representação plural da sociedade

Além de enfrentar temas como fome e miséria, petista disse que vai buscar promover ações de combate à pandemia e à estiagem

Foto: Celso Bender | Agência ALRS / CP

Após tomar posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, o deputado Valdeci Oliveira (PT) afirmou que o mandato vai ter como características o diálogo e o enfrentamento de pautas urgentes, com objetivo de colocar o Legislativo gaúcho no centro da representação plural da sociedade. Em coletiva de imprensa, concedida no Salão Júlio de Castilho, o petista destacou os principais temas que serão tratados durante o próximo ano de gestão.

“É o projeto de luta em defesa da vida, em relação a pandemia, a questão da estiagem, que já têm sido trabalhada e nós vamos ampliar este debate, a luta contra a fome, a miséria, o desemprego e a desigualdade. E, principalmente, trabalhar para que a gente possa fazer da Casa um exemplo de solidariedade, inclusão e aproximação com a sociedade”, reforçou.

Ao ser questionado sobre projetos, o novo presidente destacou ainda não ter condições de responder, já que o governo ainda não apresentou as prioridades do Executivo para 2022.

Valdeci afirmou, no entanto, que vai trabalhar, de imediato, em ações que minimizem os efeitos da estiagem. Ainda nesta segunda, como primeira agenda política da nova presidência, ele recebeu, por volta das 18h, lideranças de movimentos sociais, que entregaram um conjunto de propostas relacionadas ao tema.

Ainda sobre a falta de chuvas, o deputado destacou que, no fim de fevereiro, pretende fazer uma grande encontro, reunindo todos os segmentos da agricultura, para discutir medidas de longo prazo.

“Eu acho que é necessário ter uma política de Estado e não de governo. De uma política de prevenção que trabalha a questão dos poços artesianos, açudes, dos cuidados com as questões das nascentes. Eu quero fazer este debate. Se daí surgirem encaminhamentos importantes, eu acho que já será uma boa contribuição que esta Casa estará dando, logicamente fortalecida por outras tantas iniciativas, de varias bancadas, aqui na Caca”, explicou.

Valdeci destacou ainda que vai trabalhar para que as eleições de 2022 não tenham interferência nos trabalhos do Parlamento, principalmente no andamento das “matérias importantes para a sociedade”.

Sessão

Valdeci Oliveira tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda. Encabeçada pelo petista, a Mesa Diretoria que vai comandar a Casa no quarto e último ano da 55° legislatura recebeu 38 votos favoráveis e 8 contra – de deputados do Novo (2), PSL (3), Dem (1), PSol (1) e Cidadania (1). As legendas se opõem ao acordo de gestão compartilhada que, no início de cada legislatura, prevê que apenas representantes das quatro maiores bancadas possam comandar o Legislativo. Atualmente, fazem parte desse rodízio o PTB, o PP, o MDB e o PT.

Além de Valdeci, compõem a Mesa, que atua até o fim de janeiro do ano que vem, os deputados Luiz Marenco (PDT) – 1° vice-presidente; Ernani Polo (PP) – 2° vice-presidente; Elizandro Sabino (PTB) – 1° secretário; Gabriel Souza (MDB) – 2° secretário; Zila Breitenbach (PSDB) – 3° secretária; e Dalciso Oliveira (PSB) – 4° secretário. Foram empossados como suplentes de secretário os deputados Jefferson Fernades (PT); Airton Lima (PL); Sergio Peres (Republicanos), e Kelly Moraes (PTB).