Pequenas empresas têm desempenho acima da média em 2021

Indústria. Foto: Agência Brasil / CP Memória

As pequenas empresas ganharam fôlego no último trimestre de 2021 e registraram um Índice de Desempenho de 47,7 pontos, acima da média histórica de 43,7 pontos. É o que aponta pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta segunda-feira (31) para quem, no mesmo período de 2020, o desempenho chegou a 49,4 pontos, por conta da recuperação da indústria no pós-pandemia.

Os indicadores do estudo variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior o número, melhor a performance do setor. A partir disso, é possível avaliar que foi o segundo ano consecutivo em que o quarto trimestre teve índice considerado positivo.

Apesar do bom desempenho, o Índice de Situação Financeira registrou 42 pontos, uma queda de 1,1 ponto na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ainda assim, o valor permanece acima da média histórica de 37,7 pontos.

No quatro trimestre de 2021, a falta ou o alto custo da matéria-prima e a elevada carga tributária foram os principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas dos setores extrativo, de transformação e de construção.

Mesmo assim, os empresários seguem otimistas. O Índice de Confiança do Empresário Industrial para as pequenas indústrias alcançou 55,9 pontos em janeiro de 2022. Apesar da queda de 1,8 ponto na comparação com dezembro de 2021, é possível constatar que a confiança do setor continua. O índice permanece acima de 50 pontos e da média histórica de 52,8 pontos.

As perspectivas continuam favoráveis para este ano. Houve um aumento de 50,2 pontos, em dezembro de 2021, para 50,9 pontos, em janeiro último. O resultado está bem acima da média histórica que é de 46,4 pontos.