Banrisul cria duas linhas de crédito e quer financiar 200 startups

Foto: Banrisul/Divulgação

Pelo menos 200 startups brasileiras devem receber aportes com valor médio de R$ 300 mil concedidos via Banrisul. A instituição financeira passa a operar com duas novas linhas de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação: Inovacred Expresso e Finep Conecta Automático. A assinatura do contrato foi feita nesta sexta-feira, 28, e as startups interessadas em buscar financiamento pelas linhas Inovacred Expresso e Finep Conecta devem procurar uma agência do banco.

A primeira empresa a aderir ao Inovacred Expresso é a agrotech gaúcha Insumo Fácil. Fundada em 2019, a startup foi pioneira no País ao propor um serviço que integra produtores rurais cadastrados, fornecedores e instituições financeiras.

A linha Inovacred Expresso financia atividades de inovação, com processo simplificado de enquadramento. Oferece taxas compostas pela TJLP acrescida de 5% ao ano, com equalização de 40% da TJLP, para empresas com Receita Operacional Bruta de até R$ 16 milhões, e prazo de até 48 meses para pagamento.

Nessa modalidade, é necessário ter histórico de propriedade intelectual, ou ter recebido incentivos para inovação nos últimos 10 anos ou estar instalada ou fazer parte de incubadora ou parque tecnológico. Todas as startups que participaram do primeiro ciclo do BanriTech, em 2021, e que participarem dos próximos ciclos de aceleração do BanriTech, têm enquadramento nessa modalidade, condicionado à disponibilidade de recursos do produto e análise de crédito.

Já o Finep Conecta Automático é voltado para projetos em parceria com universidades e instituições de pesquisa, com taxas compostas pela TJLP acrescida de 5% ao ano, com equalização de 80% ou 100% da TJLP, conforme a Receita Operacional Bruta da empresa e prazo de 60 meses para pagamento. Permite a conexão da empresa inovadora com um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) cadastrado pela Finep. Nesse caso, os serviços tecnológicos financiados precisam ser executados por um ICT.