Dmae retoma bombeamento em estações afetadas pela falta de luz; retorno da água é gradativo

Foram afetados mais de 30 bairros das zonas Sul e Leste de Porto Alegre

Foto: Eric Raupp/Especial/CP

As estações de água que foram afetadas pela falta de energia, em razão do temporal dessa quarta-feira, em Porto Alegre, retomaram o funcionamento no começo da tarde desta quinta. Segundo o Departamento de Água e Esgotos (Dmae), com a energia restabelecida, o abastecimento deve retornar, de forma gradual, ao longo do dia.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo parou, nessa madrugada, e voltou a ter as operações suspensas às 6h30min. Foram prejudicados os bombeamentos do sistema Belém Novo, que atende os bairros Aberta dos Morros, Agronomia (parte), Belém Novo, Belém Velho (parte), Boa Vista do Sul, Campo Novo, Cascata (parte), Chapéu do Sol, Espírito Santo (parte), Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga, São Caetano e Vila Nova. Conforme o Dmae, no entanto, não é possível precisar quais bairros seguem afetados, já que a água sempre demora mais a chegar ás áreas altas e pontas de rede, o que depende do volume de consumo.

A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha também esteve parada por falta de energia, na tarde de ontem, e voltou a parar, nessa madrugada. A situação afetou os bairros Medianeira, Cascata, Santa Tereza, Teresópolis, Vila Nova, Glória, Nonoai, Menino Deus, Santo Antonio e Partenon.

Também ontem, alguns bombeamentos pararam devido ao nível baixo dos reservatórios, afetando as localidades de Pitinga, Lomba do Pinheiro, Lageado, Aberta dos Morros, Chapéu do Sol, Hípica, Ponta Grossa e Agronomia.