Covid: 1/3 dos testes de farmácia deu positivo no RS na primeira quinzena de janeiro

Somente até o dia 16, estabelecimentos aplicaram 200 mil testes

Foto: Alina Souza/CP

Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgados para o Correio do Povo mostraram que, só nos primeiros 16 dias de janeiro, os estabelecimentos do setor aplicaram, no Rio Grande do Sul, 200 mil testes de Covid. Desses, mais de 66,6 mil deram resultado positivo. O número representa 33% do total, o maior índice dos últimos 12 meses.

No comparativo com novembro, mês que apresentou menor procura às farmácias, o aumento na busca pelo teste passou de 200%. Em número de casos confirmados, a metade de janeiro ainda fica atrás do mês de março de 2021, quando os testes de farmácia revelaram 74,8 mil contaminações. A tendência é que esse número seja ultrapassado, já que ainda devem ser computados os dados da segunda quinzena de janeiro.

O movimento nas farmácias, no entanto, não se torna visível a quem transita pelas ruas devido ao sistema de agendamento, oferecido na maioria das unidades, a fim de limitar a permanência de pessoas no mesmo local. Entre os testes disponíveis, o mais rápido e barato, com valores próximos aos R$ 100, variando conforme a rede, é o de antígeno. Ao receber o resultado, a pessoa infectada é orientada a iniciar isolamento e, dependendo dos sintomas, procurar atendimento médico.

A prefeitura de Porto Alegre oferece testes rápidos (antígenos) em todas as 132 unidades de saúde em pessoas com sintomas de Covid-19. O teste fica pronto em menos de meia hora. Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.