Porto Alegre reduz faixa etária da vacinação de crianças com comorbidade ou deficiência

Imunização infantil pode ser buscada em sete unidades de saúde, das 8h às 17h

Foto: Divulgação/SMS

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS) amplia, a partir desta quinta-feira, o público apto a receber a dose pediátrica da Pfizer. Poderão receber a dose crianças a partir de sete anos com comorbidade ou deficiência permanente. Nesta quarta, primeiro dia de vacinação infantil, só as crianças de 10 e 11 anos nessa situação puderam tomar as doses. Para as crianças indígenas e quilombolas, segue liberada a vacinação a partir dos cinco anos de idade. A partir desta quinta, também fica autorizada a imunização imediata de crianças autistas de cinco a 11 anos, independente do grau de comprometimento.

A vacina infantil da Pfizer pode ser buscada em sete unidades de saúde, das 8h às 17h: Chácara da Fumaça, Clínica da Família IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Nova Brasília, Santa Marta e Santo Alfredo.

Já a vacinação para a população acima de 12 anos prossegue em 42 locais: Shopping João Pessoa e 41 unidades de saúde – sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza). Primeiras, segundas, terceiras e quartas doses podem ser encontradas em todos os pontos, exceto as segundas doses da Coronavac, em 15 deles, e as segundas doses da Janssen, em oito (veja locais e endereços abaixo).

Podem fazer a dose de reforço vacinados com a primeira dose de Janssen até 20 de novembro (dois meses) e vacinados com a segunda dose dos demais imunizantes até 20 de setembro (quatro meses). Já a quarta dose fica disponível para imunossuprimidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 20 de setembro (quatro meses).

Consulte locais e endereços de vacinação em Porto Alegre