Porto Alegre: crianças com autismo são incluídas na primeira fase de vacinação contra coronavírus 

Decisão da SMS contempla pessoas com idade entre cinco e 11 anos que ainda podem estar em processo de avaliação clínica quanto ao grau de comprometimento

Foto: Aristóteles Júnior

A Prefeitura de Porto Alegre incluiu crianças com autismo, de cinco a 11 anos de idade, sem grau de comprometimento definido, na primeira fase de imunização contra o coronavírus. A decisão, divulgada no final da tarde desta quarta-feira, consta em nota técnica.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a medida busca evitar problemas de avaliação no momento em que pessoas do público contemplado forem imunizadas, uma vez que o informe estadual incluiu na primeira fase apenas a vacinação de autistas com algum “comprometimento físico, com dificuldade de deglutição ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas, ou pacientes acamados”.

Sendo assim, a decisão do município também passa a contemplar aqueles que ainda estejam em processo de avaliação clínica quanto ao grau de comprometimento.

Início da vacinação 

A campanha de imunização de crianças contra o coronavírus ocorreu nessa manhã em Porto Alegre. A Unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, que teve acesso a 1,5 mil doses pediátricas da Pfizer, recebeu autoridades como o prefeito Sebastião Melo (MDB) e o governador Eduardo Leite (PSDB) em uma cerimônia simbólica.

No primeiro dia de vacinação, Porto Alegre aplicou 482 doses. O atendimento ocorreu em sete unidades de saúde, das 8h às 17h.

Puderam receber a primeira dose crianças de dez e 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente e quilombolas e indígenas de cinco a 11 anos de idade.

Confira o balanço completo do dia:

US Chácara da Fumaça: 36 doses

Centro de Saúde IAPI: 143 doses

Clínico José Mauro Ceratti Lopes: 83 doses

US Moab Caldas: 52 doses

US Nova Brasília: 21 doses

US Santa Marta: 104 doses

US Santo Alfredo: 43 doses