Pesquisa mostra que 3 em cada 10 empresas operam como antes da pandemia

Crédito: Sebrae/Divulgação

Um total de 3 em cada 10 empresas brasileiras, de um total de 17,6 milhões de negócios no país, operam da mesma forma anterior a pandemia de Covid-19. A estimativa é resultado de uma pesquisa da FGV Projetos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Conforme o levantamento, 86% das empresas estão operando, e, no mesmo percentual, utilizando o Pix como forma de pagamento em suas vendas, quase 9 em cada 10.

O levantamento ouviu 6.883 lideranças em 26 estados mais o Distrito Federal, do quais 59% MEI, 36% ME, 5% EPP. Os serviços que demandam mais contato físico lideram o grupo funcionando com mudanças por causa da crise. É o caso das academias e atividades físicas (73%), economia criativa (65%), turismo (65%), educação e beleza com (64%).

Conforme a pesquisa, o que mais dificulta as empresas voltarem a situação financeira que tinham antes da pandemia é o aumento de custos na área de insumos/mercadoria, combustíveis, aluguel e energia. Além disso, 74% das respondentes revelam que vendem utilizando ferramentas digitais.

Para conhecer a íntegra da pesquisa acesse este link