Estudo revela tendências para o profissional de marketing

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um relatório da consultoria Deloitte revela sete tendências para que os profissionais de marketing possam refinar sua abordagem em 2022. O investimento em tecnologia, aliado à capacidade analítica do ser humano, é peça-chave do report. Para chegar às conclusões publicadas no relatório “Global Marketing Trends”, a consultoria ouviu as opiniões de 1.099 executivos de empresas de cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Holanda e França).

Além deles, a pesquisa envolveu com 11.500 consumidores (de 19 países, sendo 500 deles brasileiros). Entre os resultados que os executivos esperam alcançar neste ano, estão: melhorar a produtividade e a eficiência (39%); aprimorar o envolvimento com os clientes (33%); acelerar a mudança para plataformas digitais (29%); melhorar o bem-estar dos funcionários (28%); aumentar o impacto positivo das organizações na sociedade (28%).

Entre as tendências apontadas na pesquisa estão o propósito da empresa sintonizado com os seus consumidores, o marketing inclusivo, fim das limitações geográficas para contratar pessoas para a equipe, encontrar soluções para o fim da tecnologia do rastreamento como estratégia de marketing, dados que priorizem o ser humano, aumentar a experiência híbrida com os consumidores e aprimorar o atendimento.