Rio Grande do Sul confirma mais três casos de flurona

Pacientes vivem em Carazinho, Santa Maria e Santa Rosa

Foto: SES / Divulgação / CP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira, mais três casos de codetecções simultâneas dos vírus influenza e coronavírus, a flurona. Os pacientes vivem em Carazinho, Santa Maria e Santa Rosa. No fim de dezembro, um primeiro caso já havia sido registrado em Porto Alegre.

Os três mais recentes tiveram resultado no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) pelo exame de RT-PCR que detectou a presença tanto do coronavírus (SARS-CoV-2) quanto da Influenza do tipo A. Um segundo exame mais detalhado ainda é esperado para saber qual é a cepa do vírus da gripe – se A-H1N1 ou A-H3N2.

Segundo a SES, os quatro casos de flurona envolvem pessoas do sexo masculino, mas de idades diferentes: 63 anos o de Carazinho, 20 anos o de Santa Maria e 54 anos o de Santa Rosa. O caso anterior, de Porto Alegre, era um jovem de 21.

Casos de influenza no RS
Desde o início de dezembro, o Lacen já identificou 347 casos de Influenza A em residentes de 70 cidades diferentes. Entre eles, dois óbitos já foram confirmados – um em Porto Alegre e o segundo em São Francisco de Paula.