Prefeitura de Porto Alegre confirma surto de Covid-19 entre servidores

Dois terços dos casos foram confirmados entre funcionários da Saúde

Foto: Alina Souza/CP

Cresceu de forma significativa o número de casos de Covid-19 entre servidores da prefeitura de Porto Alegre nesta quarta-feira. Apenas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram 132 confirmações. Ao todo, 521 servidores municipais contraíram a doença, 4% do total.

De acordo com o secretário da Administração, André Barbosa, a prefeitura obtém as informações com os secretários de cada pasta e compila os dados mais de uma vez por dia. Barbosa explica que o monitoramento é feito para auxiliar na tomada de ações. Em razão da alta repentina de casos de Covid, a maioria das secretarias está em regime de teletrabalho.

Sem uma política de testagem em massa, o secretário relata que os servidores que tiveram sintomas procuraram as farmácias e postos de saúde para a realização do teste. Dois terços dos casos foram confirmados entre servidores da Saúde. “A contaminação acontece por maior que seja o cuidado”, pondera Barbos. A prefeitura ainda frisa que todos os servidores da Saúde completaram o vacinal completo, inclusive com a dose de reforço. Com isso, segundo ele, não há casos graves.

“Todos os serviços essenciais, na EPTC, de recolhimento de lixo, atendimentos de saúde não vêm sendo prejudicados, apesar da baixa de 348 servidores da saúde”, garantiu Barbosa.

A partir desta quinta, a prefeitura passa a seguir o novo protocolo de isolamento para pessoas com Covid-19, divulgado pelo governo do Estado. “A tendência é de novos casos e também de novos retornos, então vai se mantendo uma média. Nossa expectativa é que daqui a duas semanas a situação se normalize”, prevê.