Desde sábado, mais de 1/4 dos testados para Covid em unidades de saúde recebe resultado positivo

Podem buscar a testagem pessoas com sintomas da Covid-19 e pacientes assintomáticos que tenham contatado com um caso positivo

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre aplicou 5.873 testes rápidos de Covid, nessa terça, em 132 unidades de saúde da cidade. Desses, 1.649 tiveram resultado positivo, o equivalente a 28%. Na segunda-feira, foram mais de 6,5 mil testes, com 1.590 positivados, cerca de 24,45% do total. Entre sábado e domingo, 2.341 pessoas foram testadas em dez locais e, dessas, 655 tiveram a doença confirmada (28%).

“A média de positividade está se mantendo na faixa de 25 a 30%. Já tivemos momentos de 40%. Precisamos continuar nos cuidando e isolando os casos positivos para tentar diminuir essa explosão de casos novos”, salienta a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer.

Enquanto o contágio se mantiver elevado, as unidades foram autorizadas a suspender temporariamente as consultas e procedimentos eletivos a fim de priorizar o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, evitando aglomerações.

Podem buscar a testagem pessoas com sintomas da Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos que tenham contatado com um caso positivo de Covid-19.

O teste deve ser realizado, de preferência, entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas ou após o último contato com o caso positivo. Pessoas que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhadas a fazer o teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.