Cerca de 1/4 dos testes rápidos de Covid deram positivo em Porto Alegre desde o fim de semana

Números se referem à testagem realizada em unidades de saúde

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre divulgou o balanço dos testes rápidos de antígeno realizados, nessa segunda-feira, nas 132 unidades de saúde da cidade. Foram aplicados 6.502 testes. Desses, 1.590 tiveram resultado positivo para Covid-19, o equivalente a 24,45% do total.

No último fim de semana, a ação especial de testagem organizada pela SMS realizou testes em 2.341 pessoas. Destas, 655 tiveram a doença confirmada: “Estamos observando um aumento na procura pela testagem nos últimos dias. É possível perceber que o vírus está circulando mais rapidamente”, confirma a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer.

Atendimento eletivo suspenso

Caroline esclarece que, devido à alta procura de pacientes com sintomas respiratórios, as unidades foram autorizadas a suspender temporariamente as consultas e procedimentos eletivos – que atendam pacientes assintomáticos – para priorizar o atendimento de sintomáticos respiratórios e evitar aglomerações.

Desde o início da semana, os testes rápidos podem ser feitos nas 132 Unidades de Saúde do município (confira os endereços aqui). De acordo com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, a estratégia é fundamental para o controle da doença.

O teste rápido de antígeno está disponível para moradores de Porto Alegre com sintomas da Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19.

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinta dia após o início dos sintomas e, para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de Covid-19. Pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.