Semana com a divulgação de relevantes índices da economia brasileira

Foto: Marcelao Casal Jr / Agência Brasil

A segunda semana de janeiro começa agitada na economia. Logo pela manhã, as 8h, a Fundação Getulio Vargas (FGV) libera os dados do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor) semanal com a variação de preços de produtos e serviços em sete capitais do país, incluindo Porto Alegre. Na última divulgação com dados da última semana de dezembro, a capital gaúcha apresentou uma redução de 1,28% para 0,93%, sendo que a média nacional nas cidades pesquisadas foi uma redução de 0,57%.

No mesmo horário, a FGV também divulga o resultado do IGP-M, um indicador de preços mensalmente usado para medir a inflação (aumento de preços) e é composto pela ponderação de 3 outros índices: IPA 60%, IPC 30% e INCC 10%.

Já o Banco Central (BC) libera os resultados do Relatório Focus com as estimativas dos analistas do mercado financeiro para a economia brasileira, entre os quais o IPCA, dólar, PIB e taxa Selic.

Também nesta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) divulga o primeiro Índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais (Ivar/FGV), com o valor das locações residenciais em quatro capitais, entre as quais Porto Alegre.

Avançando um pouco na semana, as atenções são direcionadas aos dados de inflação ao redor do globo, incluindo o Brasil, que o IBGE divulga nesta terça-feira, 11. Durante a semana também serão conhecidos dados de desempenho de indústria, comércio e serviços nos últimos meses de 2021, e o resultado da balança comercial brasileira semanal.