Prefeitura de Porto Alegre não cogita restringir atividades para conter avanço da pandemia

Titular da secretaria de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, afirmou que município aposta em ações de conscientização e na preocupação dos porto-alegrenses para contornar situação

Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre

Mesmo diante de um surto que atinge o Paço Municipal e do aumento de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre não planeja restringir atividades. Foi o que confirmou o secretário municipal extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, na tarde desta segunda-feira.

De acordo com o titular da pasta, uma mudança na estratégia não está descartada, mas a situação, de momento, não indica medidas mais drásticas, visto que o município aposta no bom senso das pessoas.

“É imaportantíssimo a conscientização da população, o uso da máscara e o distanciamento, principalmente em locais fechados, vão fazer com que a gente possa superar mais uma vez a crise. Além disso, Porto Alegre tem uma vacinação da população em 1° dose extraordinária e a população em 2° dose muito boa, e está acontecendo a 3° dose, daqueles que estão aptos, em um período adequado. Então, entendemos que, no momento, não há qualquer possibilidade de maiores restrições”, explicou o secretário.

Na última sexta, a prefeitura confirmou que um surto de coronavírus atingiu servidores do Paço Municipal. Sulzbach relata que, até o momento, segundo relatório de acompanhamento, 13 pessoas testaram positivo para a doença – duas a mais do que o número de contaminados divulgados no primeiro balanço. Segundo o município, os servidores contaminados entraram em isolamento.

Em razão do surto, medidas preventivas foram adotadas pelo Executivo municipal. Entre as quais, colocar, no mínimo, 50% dos servidores de atividades não essenciais em teletrabalho até o próximo 16, a fim de garantir a manutenção do serviço público. Até esta data, o cenário vai ser acompanhado para que sejam ou não decididas novas ações.