Municípios gaúchos devem imunizar crianças contra coronavírus a partir do dia 19

Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta segunda-feira, definiu o cronograma

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou, nesta segunda-feira, que a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus vai começar, em todos os municípios gaúchos, no próximo dia 19. De acordo com a pasta, a definição do cronograma ocorreu após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta tarde.

Conforme a SES, assim como ocorreu durante outras etapas, 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos serão os primeiros a receber as doses. Após, é a vez das 862.747 crianças sem comorbidades.

A previsão é de que a vacinação desse grupo também comece neste mês, com a primeira dose sendo aplicada em crianças de 11 anos de idade. Crianças indígenas – 3.911 – e quilombolas – 1.188 – serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde, com doses destinadas a esse público.

Na sequência, serão vacinados meninos e meninas de dez e de nove anos, em fevereiro, e de oito anos, em março. Para as demais, a SES aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Remessas

A previsão é de que o Rio Grande do Sul receba, no primeiro lote, 1,248 milhão de doses da Pfizer, na próxima quinta. Na sequência do cronograma de entrega dos imunizantes, lotes semelhantes deve desembarcar nos dias 20 e 27 de janeiro.

De acordo com a SES, durante o próximo fim de semana, equipes da pasta vão realizar a separação das doses, que serão distribuídas às cidades gaúchas nos dias 17 e 18.

Aplicação

Para a aplicação das vacinas, o governo estadual prepara salas exclusivas, com maior grau de acolhimento para a recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos.

Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Entre quarta e quinta-feira, os profissionais que vão aplicar as doses passarão por um processo de capacitação, no qual receberão orientações sobre a aplicação do imunizante.