Comércio de Porto Alegre já registra quase 2 mil baixas devido a contaminações pela Covid-19

Sindec-Poa orientou que galerias, shoppings e lojas de grande porte verifiquem a temperatura dos comerciários e de clientes

Foto: Alina Souza/CP

O comércio portoalegrense já sente o impacto da onda de casos de coronavírus desde a virada do ano. De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-Poa), eram 162 os profissionais infectados ligados ao comércio varejista e atacadista da cidade.

Em farmácias, foram 88 casos e, em estabelecimentos no ramo alimentício, como bares, restaurantes e similares, onde está enquadrado o setor de supermercados, o número chegou a 1.656.

Os dados devem ser atualizados nos próximos dias pela entidade, que reforça o uso de máscaras, em especial, nos locais fechados, sempre que possível lavar as mãos e quando não houver outro meio, utilizar álcool em gel 70%.

O Sindec-Poa também orientou que galerias, shoppings e lojas de grande porte verifiquem a temperatura dos comerciários e de clientes.

O Sindilojas Porto Alegre não realizou um levantamento específico sobre o número de específicos, mas recebeu depoimentos de associados sobre aumento de casos no período.

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), reitera a necessidade de cuidados diante da alta das contaminações. De acordo com o presidente da entidade, Henry Chmelnitsky, há relatos de que estabelecimentos tiveram o quadro reduzido temporariamente em virtude de infecções recentes pela Covid-19 e pela Influenza. “Temos funcionários e, também, familiares, infectados. Mas, tivemos apenas 2,6% de contaminação, um dos setores com menos casos”, garantiu.

*Com informações do repórter Christian Bueller/Correio do Povo