Trabalhadores com Covid: Porto Alegre e RS seguem recomendando de 10 a 14 dias de quarentena

Brasil já estuda reduzir prazo para cinco dias em caso de paciente assintomático

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O retorno dos casos de Covid-19, alavancados pela variante ômicron, vem causando mudanças em período de quarentena para pessoas infectadas pelo coronavírus. O Brasil já estuda reduzir o prazo de quarentena de casos positivos assintomáticos de Covid-19 de dez para cinco dias, informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Já em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que ainda não há essa previsão. Porto Alegre segue o Protocolo Clínico-Epidemiológico para a Testagem e Afastamento de Casos Suspeitos ou Confirmados de Covid-19, um conjunto de recomendações atualizado no dia 5, que prevê orientações para cinco cenários: paciente com sintoma de surgimento recente; caso suspeito sintomático; caso suspeito assintomático e contato domiciliar; caso suspeito e contato no trabalho e paciente com sintomas graves.

Com muitas pessoas trabalhando presencialmente, essa é uma das principais preocupações. Conforme o documento, em Porto Alegre o afastamento é de 10 dias a contar da data de coleta, no caso de teste RT-PCR. O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, pede atenção das pessoas que forem diagnosticadas com Covid-19, no sentido de que sigam o protocolo de isolamento rigorosamente. “Sabemos que essa cepa é mais transmissível, portanto pessoas sintomáticas devem ser isoladas o mais rápido possível”, comentou.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que segue recomendando afastamento de 14 dias a partir dos sintomas, a partir de uma nota informativa elaborada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) em 29 de setembro de 2021.