Pronto-atendimentos de Porto Alegre atendem com até 285% de lotação

Piores cenários ocorrem nas unidades da Bom Jesus e da Cruzeiro do Sul

Foto: Guilherme Almeida / CP

Com a demanda por atendimento ampliada, em razão de surtos de Covid e gripe, as unidades de urgência e emergência de Porto Alegre voltaram a registrar fluxo de pacientes acima da capacidade, nesta sexta-feira. Os prontos-atendimentos da Bom Jesus e da Cruzeiro do Sul atendem o dobro do número ideal, o que leva muitas pessoas a ficarem horas na fila de espera.

Com 12 leitos disponíveis, o PA da Cruzeiro do Sul tinha 25 pacientes em observação, o que configura lotação de 208,33%, conforme o monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O pronto-atendimento da Bom Jesus também opera acima da capacidade. Com sete leitos disponíveis, a unidade tinha 20 pacientes em observação – o equivalente a 285,71% de lotação. Durante a semana, na quarta, a unidade chegou a registrar lotação de 342,86%.
O cenário também atinges os hospitais da cidade. A emergência da Santa Casa, que conta com 24 leitos, tinha 47 pacientes em observação, perfazendo lotação de 195,83%. Já a emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) tinha 98 pacientes internados e lotação de 178,18%.