Porto Alegre passa a ofertar testes rápidos de Covid em todas as unidades de saúde a partir de 2ª

Pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR

Foto: SES-RS/Divulgação

As 132 unidades de saúde de Porto Alegre vão ofertar, a partir de segunda-feira, testes rápidos de antígenos para pessoas com sintomas de Covid-19. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é dar mais agilidade no diagnósticos dos porto-alegrenses suspeitos de contaminação pela enfermidade.

Ainda segundo a Pasta, a medida é parte de uma mudança de estratégia para frear a propagação da doença, principalmente, em virtude da disseminação do vírus causada pela variante ômicron. O teste fica pronto em menos de 30 minutos.

“Quanto antes o resultado, mais cedo conseguimos isolar o indivíduo que testa positivo. Assim evitamos a proliferação da doença”, salienta o secretário Mauro Sparta.

A SMS também garante que os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.