Polícia Civil prende homem em flagrante por maus tratos a animais em Viamão

Se condenado, homem pode ficar até cinco anos preso

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Viamão, na região Metropolitana, deflagraram, nesta sexta-feira, a Operação Pets XIII, a fim de apurar denúncia de maus tratos a animais em uma residência do bairro Viamópolis. Durante a ação, foram apreendidos 20 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro, 16 cães em situação de maus tratos, 11 galos de briga, um tatu abatido sem casco e quatro cascos de tatu.

No local, também foram encontrados facas de caça, lanternas, munição de chumbinho, um coldre, roupa camuflada para caça, apetrechos para “rinhas” de galo (biqueiras, esporas, hormônios e outros medicamentos), duas armadilhas de ferro para caça de animais silvestres, além de uma espingarda de caça e projeteis de calibre .20.

De acordo com o delegado Júlio Fernandes Neto, que coordenou a ação, o suspeito vai ser indiciado pelos crimes previstos nos artigos 32 e 29 do Código Penal, podendo ficar preso de um a três anos, pelas armas e munições apreendidas, e de dois a cinco, pelos maus-tratos às espécies.

Fernandes também apelou para que a população utilize os canais oficiais da Polícia Civil para denunciar a prática. “A maneira como um povo trata seus animais demonstra o seu grau civilizatório e de humanidade. É importante que as pessoas denunciem os maus-tratos, dando voz ao animais, que não podem se defender”, destacou.

É possível denunciar maus tratos a animais pelo Whatsapp e Telegram (51) 984440606, e através do site www.pc.rs.gov.br.