Monumento ao Laçador volta ao Sítio na terça-feira

Trabalho de restauro durou cerca de quatro meses

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Depois de restaurado, o Monumento ao Laçador vai ser transportado, na terça-feira, de volta para o lugar de origem, o Sítio do Laçador, na zona Norte de Porto Alegre. O trabalho durou cerca de quatro meses. Por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a obra do escultor pelotense Antônio Caringi passou por diversas intervenções que resultaram em um Laçador mais resistente e pronto para voltar a ser o símbolo da cultura gaúcha.

A recolocação da estátua é prevista para o período entre 16h e 17h. Antes disso, a partir das 15h, começa a operação de translado do galpão. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a cavalaria do Movimento Tradicionalista Gaúcho farão a escolta. Intervenções finais e ajustes serão feitos no local.

Ainda em janeiro, o Laçador deve estar totalmente pronto para ser reinaugurado, em mais um ato alusivo aos 250 anos de Porto Alegre. “Entregamos o Laçador já visando o próximo projeto, pois acreditamos na importância da cultura e da relevância do projeto que o Sinduscon criou”, disse hoje o Coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann.

O projeto teve patrocínio da Gerdau e da Sulgás, contando ainda com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Phorbis Empreendimentos Imobiliários e Ministério Público do Rio Grande do Sul.