As montadoras de veículos no país esperam um crescimento de 9,4% na produção em 2022, para 2,46 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, e de avanço de 8,5% nos licenciamentos, para 2,3 milhões de unidades. Os números divulgados pela Anfavea revelam um crescimento contido de produção e comercialização, fruto das incertezas decorrentes da pandemia e a crise na oferta de componentes eletrônicos, além da fraca atividade econômica.
A previsão para exportações é de alta de 3,6%, para 390 mil unidades, abaixo do volume de 630 mil atingido em 2018. Considerando apenas caminhões, segmento menos afetado pela crise dos chips e ajudado pelos efeitos da pandemia no mercado de logística, a expectativa é de alta de cerca de 9% nos licenciamentos em 2022, a 140 mil veículos, segundo a entidade. Os números baseiam-se em uma previsão de crescimento do PIB do país de 0,5% e em uma Selic a 11% no final do ano.
O setor terminou dezembro com estoque de 114,3 mil veículos, equivalente a 16 dias de vendas, nível bem baixo diante do comportamento pré-pandemia, quando o volume em estoque girava na casa dos 40 dias. Considerando apenas dezembro, a produção subiu 2,5% ante novembro e 0,8% sobre um ano antes, para 210,9 mil unidades. Em vendas houve crescimento de 19,7% ante novembro, mas recuo de 15,1% ante dezembro de 2020, para 207,1 mil veículos. No ano, as vendas cresceram 3%, enquanto a produção evoluiu 11,6%.
A entidade alerta para o risco à produção pela falta de semicondutores continuar em 2022, com possibilidade de ter fábricas paradas por dias ou semanas por falta de componentes.